Foto do espetáculo "Na Palma dos Olhos" que abriu o evento - Créditos: Divulgação |
O Aldeia Sesc é uma celebração cultural que faz parte da Rede SESC de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, inseridas no projeto Palco Giratório do SESC Nacional. Funciona como um encontro entre as tribos das artes e das culturas. A programação engloba além da arte cênica, música, literatura, cinema e artes plásticas. A primeira edição no Tocantins foi em 2006 ainda como Mostra de Artes Cênicas. O Aldeia tem se configurado como um dos principais eventos culturais do estado.
Este ano o SESC Tocantins realizou o seu terceiro Aldeia Capim Dourado no mês de outubro, com o espetáculo “Os Meninos Verdes de Cora Coralina”, da Cia Voar de Teatro de Bonecos (DF), no palco giratório.
“O aldeia capim dourado é para ser um grande encontro dos espetáculos e dos artistas tocantinenses, mas também convidamos grupos de outros estados, como nesse ano convidamos a Cia de Teatro Nu Escuro, de Goiânia, para fazer parte da nossa programação”, explica Alessandra Britez, promotora Cultural em artes cênicas do SESC. “Damos prioridades para os artistas locais, mas é difícil ficar sabendo o que ocorre fora da capital, como em Araguaína e Gurupi. Às vezes também por falta de produto, a gente não traz porque não tem”.
Este ano, a novidade foi o estudo teatral com a elaboração do banco de texto do Sesc, com os livros mais importantes da área de estudos teatrais para quem deseja estudar peças de teatros ou interpretação de texto. O destaque foi o lançamento da peça teatral “Sol nos Olhos” da Lamira Cia de Dança, que é a continuação do espetáculo “Na Palma dos Olhos”.
“O intuito desse evento é que as pessoas se aproximem mais das manifestações artísticas. Tudo é pensado especialmente para o momento do Aldeia. Então como a gente diversifica bastante, tem espetáculos de comédia, temas adulto e infantis. Isso possibilita com que todo mundo entre em contato com várias formas artísticas”, destaca Britez.
A partir deste ano, revela Britez, o Aldeia Capim Dourado será realizado anualmente, tentando levar ao publico Tocantinense sua arte. A notícia é boa porque poderá se consolidar como momento significativo da cultura no Estado, que é tão carente de promoções dessa ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário