Por Alex Lima
Entrada do Kartódromo Rubens Barrichello em Palmas. Foto: Alex Lima |
O Tocantins teve 13 pilotos participando da Copa Brasil de Kart. Com tempo de duração de quatro dias, a 12ª edição da Copa Brasil de Kart contou no total com a participação de 119 pilotos divididos em 12 categorias. Durante os três dias de treino livre, os pilotos estiveram na pista do Kartódromo Rubens Barrichello na disputa das tomadas de tempo e logo após, no quarto dia, ocorreu o treino classificatório para o grid de largada.
Saíram então, os campeões de cada uma das doze categorias. Destaque para três tocantinenses que venceram nas categorias: Super Cadete, com João Vieira; Junior Menor, com Marcos Vieira; e Graduado, com Felipe Fraga, que é a principal categoria do kart.
O kartódromo palmense é reconhecido nacionalmente por ter uma das melhores composições de estrutura física destinada a esta modalidade. Antonio Vieira, presidente da Federação Tocantinense de Automobilismo, lembra que “receber uma competição como esta é um privilégio, no entanto, a falta de patrocinadores impede que o evento seja melhor divulgado”. Outro componente desagradável é a falta de incentivo tanto por parte do município quanto do estado, que poderiam aproveitar melhor tais oportunidades para promover a divulgação do potencial esportivo do Tocantins, diz o presidente da federação. Esse apoio e divulgação, declara ele, podem fazer com que o esporte alcance mais tocantinenses e que os jovens tenham mais oportunidades para desenvolver seus potenciais.
Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart, anunciou em setembro que o cronograma da Copa Brasil de Kart de 2010, que aconteceu no Kartódromo Rubens Barrichello, seria uma nova experiência na busca de baixar custo. Segundo Gatti, caso o cronograma seja aprovado, ele poderá ser usado em outras competições deste nível.
Boa matéria Alex...
ResponderExcluir