ESPECIALISTA ENSINA QUAIS OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS QUANDO O USUÁRIO FOR REALIZAR COMPRAS PELA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
Por Samuel Lima
Este ano, segundo estimativas da consultoria Forrester Research, as vendas pela internet – o já conhecido comércio eletrônico – vão superar a casa dos R$ 12,8 bilhões. Só para se ter uma ideia do crescimento nos últimos anos, o valor alcançado em 2005 foi de pouco mais de R$ 2,8 bilhões – o que representa uma taxa de crescimento anual de 38%. Com mais pessoas acessando a internet, utilizando cartões de crédito ou mesmo pagamentos diretos com boletos, cresce também o número de fraudes.
Segundo o especialista de Tecnologia da Informação, Marcelo Passos, o final do ano é o período onde se requer mais cautela em relação às fraudes pela internet. “É quando as pessoas estão mais preocupadas em dar presentes, comprar um artigo novo e, invariavelmente, utilizam a internet cada vez mais para fazer suas compras”, diz o especialista. Para ele, é preciso tomar cuidado ao fazer transações pela internet ou mesmo acessar sites considerados perigosos. Uma boa dica é a utilização de serviços de pagamento digital já consolidados como o Paypal, Moneybookers ou o brasileiro Pagseguro, evitando o fornecimento de dados do cartão de crédito em sites com baixa segurança, onde estas informações poderiam ser captadas por hackers não ligados à empresa.
Marcelo orienta ao internauta para que observe o canto inferior direito na tela do browser. “Deve haver um cadeado lá, que indica algum grau de segurança”, diz o analista, enfatizando que uma dica simples para saber se o site que você entrou é mesmo o do seu banco é informar a senha errada. “Um site falso não vai saber qual é sua senha, então não vai alertá-lo sobre isto. Geralmente vai dizer que houve um erro na página, mas não dirá que a senha estava errada. É uma dica simples para se ter certeza de que se está na página correta, no caso de bancos”, ensina.
Impulso - De acordo com a consultoria Forrester Research, o impulso maior para o crescimento do comércio virtual vem do próprio e crescente número de usuários. Em 2010, no Brasil, estima-se que se chegará aos 55 milhões de usuários. Outros pontos que contribuem para este crescimento são o aumento do hábito das compras online, o crescimento da oferta de banda larga no país e o número limitado de produtos nas lojas presenciais. Fatores como estes podem contribuir para que a internet cresça mais ainda, mas continue também a ser um verdadeiro covil virtual para ladrões e trapaceiros.
Cuidados na Internet
Fonte: Procon |
Deveria ser publicado no Jornal do Tocantins, pois muitas pessoas não tomam cuidado
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