sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Projetos culturais levam diversão, arte e benefícios à comunidade

Fundação Cultural promove projetos artístico-culturais, que projetam a história do Estado e economia de comunidades carentes

Por Vilma Oliveira do Nascimento 

Projetos culturais auxiliam grupos carentes a se tornarem financeiramente e conhecerem seus direitos - Crédito: Vilma Oliveira

A Fundação Cultural é um dos órgãos públicos mediadores de cultura em Palmas e em diversos outros municípios do Estado. Segundo a coordenadora de projetos culturais da Fundação, Karoline Kelli Galli, a Fundação tem como principal objetivo não deixar morrer a cultura existente no estado, manter as raízes firmes em cada cidadão e simultaneamente levar diversão, aprendizado e movimentação econômica, sobretudo nas comunidades mais carentes.

Como explica a coordenadora de projetos da Fundação, todos os projetos culturais desenvolvidos pela Fundação não tem fins lucrativos e são executados pelos próprios artistas e gestores da região que são capacitados para ministrar as oficinas através do projeto “Informação Cultural”.

Proposições - Os artistas também podem criar projetos culturais. Basta se inscrever através do Pró-Cultura, onde são lançados editais com todas as normas e pré-requisitos de um projeto. O artista inscreve seu projeto e se for aprovado tem o apoio da Fundação na realização do mesmo. O artista pode também solicitar através do Pró-Cultura a parceria da Fundação Cultural em apresentações de música, dança, teatro, exposições e até gravação de CD.

Outro projeto interessante da Fundação Cultural é o “Trabalho, artesanato, turismo e autonomia das mulheres”, que visa à dignidade de mulheres carentes. Nesse projeto são oferecidas oficinas de culinária, costura, bordado, arte com capim dourado, coco babaçu e ainda um mini curso sobre os direitos da mulher. Segundo Karolline, a intenção é proporcionar a essas mulheres oportunidade de serem independentes financeiramente e ainda conhecerem seus direitos e valores, que nem sempre respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário