Por Cristiane Dalastra
Foto: www.40grausnocerrado.com.br |
Um esporte de aventura que começou a se difundir no Brasil nos anos 90 e vem atraindo muitos adeptos no Tocantins e em todo o país, é o enduro a pé. O Circuito Tocantinense desse esporte existe desde 2005, contando com aproximadamente 40 equipes. Já são mais de 7.000 aventureiros espalhados por todos os cantos do Brasil.
Poucas pessoas conhecem as regras desta modalidade. O enduro a pé é uma prova de regularidade, tendo por objetivo realização de um percurso predefinido por equipes, em um tempo determinado; percorrendo trilhas, atravessando riachos, estradas, subidas e decidas. Durante o percurso, existem os PCs (Postos de Controle) com a finalidade de controlar e monitorizar cada equipe. Passar atrasado ou adiantado nos PCs representa penalizações. Vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.
A prova é idealizada para qualquer tipo de pessoa acima de 12 anos e a equipe deve contar com um integrante do sexo feminino. João Pedroso de Moura, 65 anos, funcionário público, praticante do esporte desde 2007, entende que “esse esporte faz bem a saúde, e coloca os participantes em contato com a natureza, é emocionante e tem sua dose de adrenalina”.
Além de aliar boa segurança com preço baixo, o enduro a pé pode ser praticado não só entre amigos, mas com os próprios familiares, assim como Silvia Carvalho de Oliveira, 30 anos, advogada, que participa do esporte acompanhada do esposo. Ela acredita “que a competição existe, mas a interação e a descontração entre as equipes sem dúvida prevalecem, se tornando um esporte que faz bem para o físico e para a mente”.
Diego Sommer, 32 anos, turismólogo e organizador do evento, define a importância desse esporte no cenário Tocantinense, destacando-se que “no estado do Tocantins ainda temos uma área bastante preservada, usamos o esporte para aproximar os competidores da natureza, sempre conscientizando sobre a importância da preservação ambiental. Além disso, o Circuito Tocantinense de Enduro a Pé, visa alavancar o turismo de aventura no estado, uma vez que o Tocantins possui um grande potencial”.
Durante este ano já foram realizadas 4 etapas, a primeira no Parque do Lajeado; a segunda na Vila Pedreira; a terceira em Palmas e a última etapa de 2010 que aconteceu em novembro na Fazenda Encantada no distrito de Taquaruçu.
Foto: www.40grausnocerrado.com.br |
Enduro a pé tinha que ser contigo, né Cristiane?
ResponderExcluirMuito legal a matéria!