Imagem ilustrativa |
Quem nunca passou pela Praça dos Girassóis e se deparou com uma quantidade de pessoas caminhando, correndo ou se exercitando nas calçadas? Esportes ao ar livre, cada vez mais tomam conta dos finais de tarde dos palmenses. O mesmo acontece no Parque Cesamar, na Praia da Graciosa, ou ainda nas quadras residenciais, onde as praças se transformam em verdadeiros centros olímpicos. Em agosto desse ano, a Prefeitura de Palmas entregou à comunidade a primeira Academia ao Ar Livre, na Quadra 108 Sul. Estiveram presentes o Prefeito Raul Filho, o secretário da Saúde Samuel Bonilha e a comunidade em geral.
Muita gente está trocando as academias por áreas verdes. Se na academia os exercícios de força são os mais requisitados, nos parques, aeróbica e alongamentos são os privilegiados. Segundo o autônomo, Hugo Madeira, exercitar ao ar livre é melhor. “Além do vento, dos pássaros, das outras pessoas caminhando também, a economia é bem visível”, diz.
O aposentado Jorge Guimarães, 62 anos, diz que a melhor coisa que aconteceu foi começar a caminhar ao ar livre. “Sinto-me bem melhor, antes me cansava rápido, me sinto ágil”, e concluindo; “me sinto mais jovem que meus próprios filhos”.
Benefícios
Hoje em dia, uma das maiores causas de morte através de doenças crônicas não transmissíveis é o sedentarismo, aliado ao alcoolismo e ao tabagismo. Segundo especialistas, o sedentarismo pode ser muito mais perigoso para a saúde que o colesterol, a hipertensão, diabete ou pressão alta. A prática de exercícios regulares aliada a uma alimentação saudável acaba com o estresse ao estimular a produção de endorfinas, provocando uma sensação de bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário