sábado, 11 de dezembro de 2010

Alunos avaliam professores em estágio probatório

Somente 10% dos alunos participam da avaliação dos professores em estágio probatório.

Por Renata Alves Gomes

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), através da Comissão de Avaliação e Validação (CAV), realiza semestralmente as avaliações dos professores em estágio probatório, que tem 25% da nota composta pela participação dos alunos.

A avaliação dos professores em estágio probatório é composta pela nota obtida pela produtividade acadêmica que representa 50% do total, pela nota atribuída pelo colegiado que representa 25%, e pela avaliação dos alunos que tem peso de 25% do total.

 Os alunos avaliam os professores através do site da UFT no portal do aluno, respondendo um questionário com perguntas sobre a metodologia, conhecimento teórico e a prática pedagógica em sala de aula do docente em estágio probatório.

O Presidente da Comissão de Avaliação e Validação, professor Gustavo Henrique Vilela ressalta que a participação dos alunos no processo de avaliação dos professores em estágio probatório é muito importante, no entanto somente em torno de 10% dos alunos respondem o questionário, que fica disponível no portal do aluno por mais de 120 dias.

Para Vilela, a pequena participação dos alunos não reflete a opinião dos acadêmicos, “Existe casos em turmas com 30 alunos ou mais que somente 2 alunos responderam a avaliação, e isso não reflete a verdadeira opinião da turma”. Diante desta realidade, a CAV já encaminhou para o Conselho Universitário (CONSUNI) uma proposta de reformulação da metodologia da avaliação dos professores em estágio probatório.

Entre as razões pela qual, os acadêmicos não participam da avaliação, estar a justificativa que não possui conhecimento sobre como é realizado o processo de avaliação. O acadêmico Diego Vaz de Souza declarou “Eu nunca avaliei os professores, porque não sei aonde esta disponível a avaliação e quais os professores que serão avaliados”. 

Felipe Fernandes de Albuquerque, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) defende que é necessário discutir o formato atual da avaliação dos docentes e técnicos em estágio probatório e que na sua gestão atuará juntamente com a CAV no intuito de aumentar a participação dos alunos no processo de avaliação dos professores.

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